PROJETO: CONCIÊNCIA NEGRA 2010
1. Identificação
Nome do(s) cursista(s) | Gislaine Cristina de Jesus Jackeline Moura do Carmo Dalva Rossmann |
Nome da Escola: Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo Coelho Local: Ministro Andreazza/RO | |
Público Alvo: Comunidade local, Funcionários da instituição, Pais e alunos Ensino Fundamental, Ensino Médio e Telensino Número de alunos: 788 | |
Pessoal envolvido: Comunidade local, Funcionários da instituição, Pais e alunos Ensino Fundamental, Ensino Médio e Telensino |
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Temos uma fonte cultural inesgotável no país, em todos os aspectos artísticos, numa demonstração de que a história precisa ser alimentada por iniciativas como o “Dia Nacional da Consciência Negra.”
3. Justificativa
Antes de expormos as finalidades deste projeto pedagógico, vale salientar que o tema aqui expresso já é objeto de trabalho de todos os professores desta escola, nas diferentes séries e, justamente por isso, tornou-se uma necessidade nossa abranger as ações, como já fizemos em anos anteriores.
É importante que os alunos tenham as informações corretas acerca de nossa história e que isso possa contribuir para diminuir as atitudes racistas ou discriminatórias advindas da desinformação e do analfabetismo cultural, fatos que temos o objetivo de erradicar com projetos e ações desta natureza.
4. Objetivo (s)
Cumprir as leis federais 10.639/03 e 11.645/08;
Trabalhar a temática relacionada com a cultura afro-brasileira e cultura indígena em todas as escolas do Brasil;
Difundir as culturas afro-brasileira e indígena;
Proporcionar aos alunos que possam discutir mais detalhadamente a história de nosso país, bem como a própria histórica de cada brasileiro, tendo em vista que nossa descendência está intimamente ligada às etnias negra e indígena, além, claro, dos europeus, cuja contribuição é significativa e indiscutível.
Buscar junto a nossa população possa harmonizar o convívio entre as pessoas, sabendo reconhecer e respeitar as diferenças.
5. Conteúdos
Língua portuguesa, Inglesa e espanhola: leitura, interpretação e produção textual
Artes: música e dança
Filosofia, Sociologia, Educação Religiosa e outros: Conhecendo e discutindo sobre as culturas afro-brasileira e indígena e a outras as quais estamos inseridas.
Educação Física: atividades esportivas diversas
Matemática: Estatística
História: História e Cultura afro-brasileira e indígena
Geografia: Os continentes
6. Disciplinas envolvidas
Todas.
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Durante o mês que precede haverá professores incumbidos de organizar e acompanhar apresentações diversas
PROGRAMAÇÃO PARA O DIA 19 DE NOVEMBRO
- DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA - INÍCIO ÀS 19 HORAS
- Entrada das bandeiras
- Meu Brasil brasileiro – hino de Rondônia
- Roda de capoeira
- Desfile sobre hábitos e costumes afro-brasileiros
- Apresentação do street dance Crhis Brahw
- Atividade sobre a cultura da comunidade dos pomeranos
- Palestra do pai Evanildo sobre a religiosidade afro
- Apresentação de músicas da MPB com a temática
- Apresentação do Hip Hop
- Apresentação do coral infantil da escola
- Apresentações das escolas da rede municipal (alunos do escola Balão Mágico – Samba e Poesia; Escola Maria Aparecida)
- Apresentação de poesias sobre a temática
- Apresentação coreografada da música dança “Waka Waka”
– Tema da copa do mundo de 2010.
- Apresentação de peças teatrais –
- Futsal feminino de integração étnica
- Futsal masculino de integração étnica
- Distribuição gratuita de feijoada - prato da culinária negra (sem horário)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
TV, aparelho de DVD, Data Show, Notebook, Computadores do laboratório de informática, Caixa amplificada de som, Internet, Câmera e filmadora digital.
9. Registro do processo
Relatórios, Fotos e vídeos das diversas partes do projeto.
10. Avaliação e Resultados esperados
Contínua de acordo com envolvimento de todos.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Cartazes e som automotivo.
12. Referências Bibliográficas