Projeto Meio Ambiente - O Planeta Pede Socorro

ESTADO DE RONDONIA
REPRESENTAÇÃO DE ENSINO DE CACOAL
MINISTRO ANDREAZZA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NILO COELHO



Ministro Andreazza/RO   2011


TÍTULO: o planeta pede socorro


PÚBLICO ALVO: Corpo Discente, Pais e Comunidade em Geral.
ELABORAÇÃO DO PROJETO: Equipe Pedagógica
COLABORADORES: Equipe Gestora, Docentes e Discentes.


PROJETO INTERDISCIPLINAR: Envolve Todas as Disciplinas




I . IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1. Estado: Rondônia Município: Ministro Andreazza


2. Nome da escola: EEEFM. Nilo Coelho


3. Diretora: Sirlei de Martelli de Souza.
Vice-diretor: Laécio Eduardes Fernandes


4.Endereço da escola: Rua Joana D’arc nº 3329


5. Telefone: (69) 3448-2380 e-mail: escolanilocoelho@seduc.ro.gov.br


6. Localização: ( x ) área urbana
( ) área rural
( ) área urbana periférica


7. Nível e modalidade de ensino ministrado na escola:
( ) Educação Infantil – Pré-escolar
( X ) Ensino Fundamental – 1º ao 5º Ano
( X ) Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano
( ) Ensino Fundamental – 1º ao 9º Ano
( ) Educação Especial
( X ) Ensino Médio
( X ) Educação de Jovens e Adultos (Telensino)
( ) Cursos Supletivos




I – JUSTIFICATIVA


Define-se por meio ambiente o lugar em que vivemos, do qual dependemos para a nossa sobrevivência e o qual nos envolve e nos cerca. Mediante esta definição sabe-se que a escola é o meio ambiente do aluno e de todos que nela estão inseridos. E esse ambiente depende de nós para que o mesmo seja limpo, bem cuidado, agradável e sem poluição visual. O que se percebe é que os alunos precisam se conscientizar de suas responsabilidades para com este ambiente, pois, vemos salas, corredores e pátio com papéis de bala, folhas de caderno e outros tipos de lixos produzidos por eles. O que se quer com este projeto é levar os alunos a perceberem que eles podem e devem ser agentes de transformação não só do ambiente escolar, mas também na sua casa, na sua rua , no seu município, consequentemente no mundo.
A Escola Nilo coelho em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, a escola pretende desenvolver este projeto em parceria com toda a comunidade escolar consciente da importância da mesma na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.
Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar as pequenas coisas que estão ao nosso alcance, que começa desde nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas. Não adianta um aluno tirar nota dez nas provas e continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade.
Pretende-se também com este projeto a conscientização da reutilização do lixo produzido por nós principalmente o reaproveitamento das garrafas PET vazias que vem da cantina escolar. Queremos com este projeto dar um destino a esse “LIXO”.



II- OBJETIVO GERAL
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais ,cuidando do nosso ambiente( escola, casa, rua) favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.



III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema;
• Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar;
• Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;
• Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município;
• Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem;
• Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente;
• Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual;
• Na recuperação do meio ambiente;
• Recuperar o terreno da escola para criar um espaço verde (jardim) servindo para Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.


IV-ESTRATÉGIAS


a) Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos para a coleta do lixo do ambiente escolar;
b) Criar ações para arborização e recuperação da área da escola. (utilizando as garrafas PET para a construção dos canteiros);
c) Promover Palestra sobre reciclagem e destino do lixo;
d) Providenciar (confeccionar) lixeiros coloridos para a coleta seletiva do lixo escolar;
e) Conscientização para a diminuição do uso de embalagens plásticas, etc.;
f) Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos;
g) Oficinas alternativas (sabão, cesta de jornal, reutilização dos Pets, reciclagem de papel, etc.);
h) Livro de receitas alternativas;
i) Preparar matérias sobre o meio ambiente, reciclagem, lixo, etc. para o jornal da escola;
j) Paródias;
k) Trilha ecológica. (visita à propriedades que não utilizam agrotóxicos);
l) Divulgar o projeto no jornal da escola;
m) Visitar o aterro sanitário – lixão – de Cacoal, fazer fotos e mostrar para os alunos;
n) Elaborar documento cobrando a efetivação do aterro sanitário em nossa cidade;
o) Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente;
p) Assistir documentários;
q) Trabalho de campo. (um dia de conscientização e coleta de materiais recicláveis);
r) Reciclagem de papel e garrafa pet reutilizando-os nas aulas de arte;
s) Trabalhar o tema da campanha da fraternidade deste ano em palestras utilizando os diversos tipos de textos (poema, HQs, memórias, artigo de opinião, crônica, etc.);
t) Realizar pit stop distribuindo material produzido pelos alunos sobre os cuidados com o meio ambiente;
u) Feira (exposição dos objetos produzidos pelos alunos com materiais recicláveis PET, JORNAL, VIDRO, etc.)




CONTEÚDOS A SEREM EXPLORADOS DENTRO DO PROJETO:


• Língua Portuguesa


Na disciplina de Língua Portuguesa deverá ser priorizada a leitura, interpretação e produção de textos dentro deste tema (meio ambiente, lixo, reciclagem) nos diferentes gêneros textuais, ficando assim dividido:
 1º ano (alfabetização) – texto imagético (desenhos);
 2º ano – texto imagético (desenhos) e produção de frases;
 3º e 4º anos texto imagético (desenhos) e produção de pequenos textos;
 5º e 6º anos – produção de poemas;
 7º ano 8º ano – paródias;
 9° ano E. F. e 1º ano EM – HQs (histórias em quadrinhos);
 2º e 3º anos do EM – artigos de opinião.


• Matemática


 Gráficos;
 Porcentagem;
 Leitura e interpretação de problemas envolvendo as quatro operações;
 Estatística.


• Ciências/Biologia
 O homem e o meio ambiente,
 Poluição,
 Extinção de espécies,
 Cadeia alimentar,
 Desequilíbrio ecológico,
 Assoreamento dos rios,
 Ecologia.


• Arte
 Artesanato, reciclagem;
 Teatro.


V- RECURSOS HUMANOS:
 Professores;
 Direção;
 Supervisão;
 Orientação;
 Merendeiras;
 Zeladoras;
 Alunos;
 Comunidade;
 Palestrantes.


VI- RECURSOS MATERIAIS


 Sulfite;
 Tonner;
 Cartolinas;
 Pincel atômico;
 Cola branca;
 Cola quente;
 Jornal usado;
 Garrafa pet;
 Verniz;
 Som;
 Data show;
 Máquina fotográfica;
 Tinta filmadora;
 Verniz;



VII-CRONOGRAMA